Quem foi Santa Dica

Benedicta Cypriano Gomes, a “Santa Dica” foi uma lider política do Centro-Oeste, no início do século XX, pregava que a terra era de todos, enfrentou o Coronelismo e teve amigos e parentes assassinados.

Liderou uma tropa de mais de 1500 homens, quando as mulheres não eram admitidas no exército, e foi lider política antes do voto feminino.

Foi consultora Política de Pedro Ludovico na criação de Goiânia e transferência da Capital, bem como tratou da criação de Brasília com Juscelino Kubitschek.

Sobre o Instituto Santa Dica

O Instituto Santa Dica é uma instituição sem fins lucrativos, fundada  em 13 de julho de 2023. Seu objetivo é conectar e potencializar pessoas que acreditam e agem para um mundo com equidade, justiça social, livre compartilhamento da informação, respeito ao meio ambiente e aos valores humanos de igualdade de gênero, combate a discriminação econômica, racial e LGBTQIA+.

Buscamos agregar pessoas através da colaboratividade, atuando em conjunto com grupos e coletivos nas áreas de Direitos Humanos, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Hip-Hop e Arte Urbana e outros, contribuímos em iniciativas coletivas (crowdfounding) e financiamento coletivo (crowdsourcing).

Áreas de Atuação

  • Atuamos na pesquisa e difusão de conhecimento, realizamos Cursos Técnicos e Livres, Palestras e Afins;
  • Promovemos e colaboramos com projetos culturais e artísticos;
  • Defendemos a transparência de governos e corporações;
  • Somos veículo de mídia independente;
  • Damos suporte a iniciativas transformadoras;
  • Buscamos mudança do modelo de exploração dos recursos naturais, com a recuperação e preservação da Natureza;
  • Atuamos na defesa do Bioma Cerrado, dos povos indígenas e quilombolas.
  • Combatemos o Racismo, a Discriminação Econômica, Racial, por orientação sexual e de gênero;
  • Atuamos pela governança da internet, neutralidade de rede, livre compartilhamento da informação, atuamos na privacidade de dados e apoiamos o ciberativismo.

Valores

Defesa dos Direitos Humanos

Promoção da ética, da paz, da cidadania, defesa dos direitos e garantias fundamentais presente em tratados e convenções internacionais e a construção de novos direitos.

Respeito a Diversidade

Atuação contra a Misoginia, Xenofobia, Racismo e discriminação LGBTQIA+.

Educação Digital e Inclusiva

Formação de crianças, jovens e adultos, através de valores humanos e inclusivos.

Recuperação e Preservação do Meio ambiente

Sensibilização da Sociedade sobre o meio ambiente e o viver humano e não humano, buscando equilíbrio e harmonia com a natureza.

Sustentabilidade Ambiental e Econômica do Cerrado

Sustentabilidade ecológica da economia, com inclusão social e protetiva das comunidades tradicionais do Cerrado, estudos, pesquisas e ações, divulgação de conhecimento técnico e científico em defesa do bioma Cerrado

Defesa de povos Quilombolas e indígenas

Incentivar o reconhecimento dos povos originários e sua demarcação de terras.

Gestão, Execução e Capacitação em Projetos Culturais

Produção e apoio à manifestações culturais envolvendo poesia, música, dança, artes cênicas, literatura, audiovisual (cinema e vídeo), circo, artes plásticas, hip hop, cultura e jogos eletrônicos, festas folclóricas, cultura popular, entre outros.

Ativismo, CIberativismo e Cidadania

Práticas e movimentos que contribuam para a efetivação dos direitos sociais e da cidadania.

Mídia e Comunicação Independente

Produção e divulgação Internet: Web, Apps, Rádio, TV e Vídeo Difusão, Execução de serviços de comunicação comunitária e colaborativa.

Software livre e opensource

Pesquisas, projetos e apoio ao desenvolvimento tecnologias código livre e opensource.

Transparência dos dados Governamentais

Fiscalização, acompanhamento e divulgação das execuções orçamentária, financeira e contábil da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios.

Feminismo e Igualdade de Gênero

Luta pelo protagonismo feminino. igualdade gênero, equiparação salarial, mulheres na política e no poder. Combate à violência contra a mulher.

Colaboratividade

Estimular e organizar pessoas que promovam ações em suas respectivas áreas de atuação, valendo-se da cooperação mútua para minimizar custos e socializar o conhecimento.

Instituto Benedicta Cypriano Gomes

Pequizeiro Cultural – Rua 15, 264, Goiânia, Goiás, CEP: 74030-030

CNPJ: 52.970.933/0001-05

Rolar para cima