Benedita, Dica, Dona Dica, Santa Dica, Vó Dica…

Maravilhosa Mulher, nasceu em Goiás no Ano de 1905. Mais precisamente em 13 de abril. Crescendo e Estimulando a igualdade, abolição de impostos, a distribuição de terras. Para ela, a terra é de Deus e de todos.
Instituindo o sistema de uso comum de solo e abolindo o uso genérico de dinheiro, realizando curas milagrosas, rezando missas, batizando, crismando, casando pessoas, dando grandes conselhos.
Em suas Terras não existiam cercas e sim imensa partilha. Cultivando a fé, o amor, a irmandade, a união, a paz, prosperidade e comunhão.
O Rio do Peixe, redenominado Rio Jordão e Dica reforçando sua força popular e política editando um jornal manuscrito: “A Estrela do Jordão Órgão dos Anjos, da Côrte de Santa Dica”.
Casou-se 2 vezes, tem maravilhosos filhas e filhos, netas e netos, bisnetas e bisnetos…

Falecendo em 1970 nos deixa um grande legado de partilhas, irmandade, comunidade, igualdade, lutas, coragem e amor.

Sua História inspira as mais diversas obras literárias, artísticas-visuais, históricas.

A região do Rio do Peixe onde nasceu, belíssima por sua natureza e onde foi morar porteriormente na fazenda de sua família, Fazenda Mozondó, originando um conglomerado pelas pessoas que se admiravam por ela e tudo o que ela realizava, atualmente denominada Povoado de Lagolândia, de beleza, história e festividades ímpares, assim como sua Patrona, Dica.

Lagolândia, inicia seu ano com a secular Festa de Santos Reis, seguida pela Festa De São Sebastião e assim prosseguindo no decorrer do ano, com tradicionais, conhecidas e reverenciadas festas e folias. Com incentivo e participação da Igreja Católica, cuja estrutura Colonial foi construída por ela: Santa Dica de Goiás

Sua irmã, Bernarda Cipriano, nascida em 14.01 de 1928, ainda reside no Povoado. Hoje com 96 anos de idade e excelente memória, conta muitos dos fatos históricos dos tempos idos e de seus sonhos com uma Lagolândia que volte à ser reconhecida por sua importancia. Com a volta do transporte coletivo ao Povoado e outras benfeitorias, que governos municipais e estaduais tem deixado de realizar com o passar de cada eleição. Mas o povo é lindo e cuida muitíssimo bem do local e não perdem a esperança de que as benfeitorias venham à acontecer.

A sobrinha de Dica, Briggitt Cipriano, Filha de Bernarda é uma das grandes mulheres de fibra, força, fé e coragem. Na luta pelo reconhecimento e atenção ao Povoado, Restauração da Casa Mário Mendes, Reforma e Conservação da Casa Dona Dica, volta do Transporte Coletivo, reconstrução da Ponte Lagolândia-Vila Propício. Na Luta, sem esmorecer.

.

Santa Dica retratada por Tarsila do Amaral.

Algumas das Diversas Obras que Retratam sua Importancia Histórica:

compartilhe

Facebook
WhatsApp
Reddit
Email

Boletim Santa Dica

Receba atualizações sobre nossas publicações em seu email.

Picture of Lucilia Amaral

Lucilia Amaral

Comentários

Deixe um comentário

Rolar para cima